Advertisement

Sucesso da Embraer, frota mundial do A-29 Super Tucano atinge 550 mil horas de voo

A-29B Super Tucano do Esquadrão Joker lançando bombas BAFG-230. Foto: Sgt. Manfrim/FAB.

Um dos maiores sucessos da indústria aeronáutica brasileira, o A-29 Super Tucano da Embraer atingiu um marco histórico. A frota mundial do turboélice de combate alcançou as 550.000 horas de voo, anunciou a Embraer nesta terça-feira (26). Desenvolvido com base nas necessidades da Força Aérea Brasileira, o EMB-314 (como é designado pela Embraer) se tornou o principal produto militar da fabricante.

O A-29 é operado em 15 nações diferentes e viu combate na Colômbia, Afeganistão e continente africano, onde demonstrou ser uma plataforma de ataque versátil, robusta e confiável, acumulando 60 mil horas de voo em combate. 

Organicamente é armado com um par de metralhadoras FN M3P calibre .50, instaladas nas asas. Possui cinco pontos duros para carregar armamentos convencionais ou inteligentes entre bombas, mísseis e foguetes. Ainda pode receber uma estação FLIR para reconhecimento/observação de solo e orientação de armamentos.

O Super Tucano fez seu primeiro voo em 1999 e entrou em operação com a FAB cinco anos depois. Até então mais de 260 unidades já foram produzidas e o modelo segue competitivo no mercado.

A-29 da Embraer lançando uma bomba GBU-12. Imagem: Embraer.
A-29 da Embraer lançando uma bomba GBU-12. Imagem: Embraer.

Em abril a Embraer anunciou o A-29N, uma variante que será desenvolvida especialmente para países da OTAN, aliança militar liderada pelos Estados Unidos (país que também já comprou o turboélice brasileiro). Portugal, que tem interesse no modelo, poderá ser o primeiro cliente do Super Tucano na Europa. 

Meses depois, Embraer e FAB, que desenvolveram o Super Tucano juntas, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento, iniciando estudos para a modernização da frota brasileira de A-29. Atualmente a aeronave é utilizada no país para formação de novos pilotos de caça, vigilância e defesa do espaço aéreo e demonstrações aéreas com a Esquadrilha da Fumaça. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Avatar

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Embraer, Super Tucano, usaexport