Um antigo e pouco conhecido jato militar foi recentemente restaurado por um museu da Califórnia, nos Estados Unidos. Trata-se do Boeing Skyfox, o único protótipo de um projeto que não deu certo ainda que fosse promissor.
O agora reformado Skyfox foi adquirido e restaurado pelo Palm Springs Air Museum depois de passar mais de 20 anos ‘apodrecendo’ ao ar livre em um aeroporto no Oregon. O modelo, que hoje repousa no museu californiano ostentando uma vistosa camuflagem, já teve seus dias de glória.
Em 1982, um grupo de ex-funcionários da Lockheed, liderados pelo engenheiro Irven Culver, formaram a Skyfox Corporation. O objetivo: entrar no mercado de treinamento aéreo militar. O produto não era exatamente novo, mas sim um redesenho do popular Lockheed T-33, versão de instrução do caça F-80 Shooting Star.
Assim, a firma adquiriu alguns CT-133 Silver Star (versão canadense do jato norte-americano) para construir o protótipo que carregou o nome da companhia. Sob a matrícula N221SF, o Skyfox voou pela primeira vez em 1983. Embora baseado no T-33, o Skyfox tinha diferenças enormes para o avião original, incluindo os novos motores Garrett TFE731, os mesmos usados em jatos executivos Learjet e Dassault Falcon.
![Skyfox nasceu nos aos 1980 para servir ao mercado de jatos de treinamento. Mesmo adquirido pela Boeing, modelo ficou só no protótipo. Hoje foi restaurado e está em museu. Foto via Reddit.](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2024/06/wznkax1z0vs31.jpg)
O Skyfox prometia ser uma alternativa mais barata a outros jatos de instrução da época, como os europeus BAe Hawk e Dassault-Dornier Alpha Jet. A firma criou kits que converteriam os populares T-33 de operadores no mundo todo em uma aeronave mais nova. No entanto, o projeto não obteve muito interesse de clientes.
Em 1986 a Skyfox foi comprada pela Boeing e o jato virou o Boeing Skyfox. Mesmo sob controle da maior empresa de aviação dos Estados Unidos, o Skyfox não rendeu. Apenas a Força Aérea Portuguesa demonstrou um breve interesse pela aeronave, mas nunca assinou qualquer contrato. Assim, o Skyfox fez aparições em shows aéreos pelos EUA e até mesmo no popular seriado Airwolf (Águia de Fogo), até ser finalmente encostado no Aeroporto do Condado de Medford Jackson.
Já sem os motores e ainda com a camuflagem Euro 1, o jato ficou ao relento até 2021 quando os administradores do museu californiano decidiram adquirir e reformar a raríssima aeronave. O restauro do Skyfox foi concluído em maio deste ano e incluiu a instalação de um novo canopy, reparos na fuselagem e retoques na pintura.
Depois de décadas exposto aos elementos, o Boeing Skyfox agora repousa no Palm Springs Air Museum.
Via Alert 5
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