Advertisement

Portugal está prestes a se tornar o novo cliente do cliente do Super Tucano

Embraer A-29 Super Tiicano FAB Força Aérea brasileira

A Força Aérea de Portugal (FAP) está próxima de adquirir mais uma aeronave: o Embraer A-29 Super Tucano. Foi o que confirmou o Ministro da Defesa Nacional do país na terça-feira (25). 

Durante audiência no parlamento, o ministro Nuno Melo afirmou que a compra dos turboélices de ataque brasileiros está prestes a ser judicialmente aprovada. O modelo já está na mira da FAP há algum tempo, para preencher a lacuna deixada com a baixa dos jatos Dassault-Dornier AlphaJet. 

“Estamos neste momento a ultimar o que será a concretização de uma aeronave […] de ataque ao solo do Brasil, da Embraer, com tecnologia portuguesa incorporada, num projeto […] que vai ser legalmente aprovado passando do plano para a concretização política e legislativa para muito em breve. Refiro-me ao Super Tucano e uma fábrica de munições”, disse o chefe da pasta.

A aquisição vai de acordo com o planejamento legislativo do país, que tem reservado o montante de 180.5 milhões de Euros para a compra de aviões de Suporte Aéreo Aproximado (CAS). O Super Tucano da Embraer é um produto líder neste mercado, estando em operação em pelo menos 17 países e já amplamente testado em combate em diversos cenários. 

A Embraer está oferecendo o A-29N para Portugal. Lançado no ano passado, trata-se de uma versão do Super Tucano com instrumentação específica para países da OTAN, como enlace de dados e armamentos. Se a compra seguir adiante, Portugal se tornará o primeiro país da Europa a operar o A-29. 

Portugal deve optar pelo A-29N, versão do Super Tucano para países da OTAN. Embraer/Divulgação.
Portugal deve optar pelo A-29N, versão do Super Tucano para países da OTAN. Embraer/Divulgação.

 

O anuncio de Nuno Melo vem enquanto a Embraer tem conquistado cada vez mais espaço no Velho Continente, especialmente com o cargueiro militar KC-390 Millennium. Nesta semana, a própria FAP recebeu o segundo de cinco jatos adquiridos em 2019.

A escolha de Portugal pelo Super Tucano é motivada em parte pela presença da Embraer no país. A Embraer possui instalações de manutenção em Portugal através da sua subsidiária OGMA, facilitando o apoio logístico e a atualização tecnológica das aeronaves. Além disso, Portugal tem uma relação de longa data com o Brasil na cooperação militar, ilustrada por programas de intercâmbio e formação

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A-29 Super Tucano, Embraer, Portugal, Super Tucano