Advertisement

OH-58D e seu papel para Taiwan em um eventual conflito com a China

OH-58D e seu papel para Taiwan

Hoje, 28 de junho, o comando da Aviação do Exército e das Forças Especiais de Taiwan celebrará seu 80º aniversário, sendo realizado nesta terça-feira (25) uma prévia, antes da cerimônia, oficial em uma base de Tainan.

De acordo com o site taiwanês Liberty Times, o ensaio exibiu vários helicópteros taiwaneses ao público enquanto conduzia exercícios. Entre eles havia o AH-64E Apache, AH-1W Super Cobra, UH-60M Black Hawk, CH-47 Chinook e OH-58D Kiowa Warrior de fabricação americana.

No dia 13 de junho, a Military News Agency também apresentou os helicópteros AH-1W, OH-58D e UH-60M em ação durante exercícios na base de treinamento conjunto das três forças do Exército de Taiwan, chamada “113-2 Air Weapon Live Fire”. Cada helicóptero utilizou suas armas de bordo contra os alvos no campo de tiro, operando normalmente apesar das condições meteorológicas adversas.

A contínua utilização do OH-58D Kiowa Warrior em operações militares de Taiwan justifica uma análise de sua utilidade, especialmente considerando que o helicóptero de reconhecimento avançado foi aposentado pelo Exército dos EUA devido à sua obsolescência no moderno campo de batalha contestado. O serviço avaliou que ele era vulnerável aos novos sistemas de Defesa Aérea (AD) russos e chineses de médio e curto alcance, além dos sistemas de defesa pontual e portáteis de ombro.

Já o OH-58D é uma versão modernizada do OH-58A da época do Vietnã, que, por sua vez, era uma adaptação militar do Bell 206 Jet Ranger. Com sua característica mira eletro-óptica montada no mastro, o mais leve Kiowa Warrior foi desenvolvido para voar na linha de frente, explorar e identificar alvos para o fortemente armado AH-64 Apache. Este último, então, utilizaria seus mísseis AGM-114 Hellfire de longo alcance contra colunas de tanques soviéticos.

Taiwan aparenta ter uma abordagem similar para o emprego do Kiowa Warrior. Uma postagem no X (antigo Twitter) da Agência de Notícias Militares referiu-se a ele como “helicóptero de busca de combate”. A Força Aérea de Taiwan menciona um total de 20 unidades do Kiowa Warrior, alocadas ao Batalhão de Helicópteros de Reconhecimento Armado em cada uma de suas duas Brigadas Aerotransportadas.

Os AH-64 Apaches de Taiwan também desempenharão um papel importante na detenção do avanço das colunas de veículos de assalto anfíbios chineses ZBD05 e ZLT05 durante pousos anfíbios na praia, antes que tenham a chance de seguir para o interior. Taiwan também tem praticado exercícios de defesa de praia com elementos anti-infantaria e AD de curto alcance.

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

André Ribeiro

Autor: André Ribeiro

Redator, entusiasta da história e aviação militar e atento às atualidades do mundo aeronáutico

Categorias: Curiosidades, Espaço e Defesa, Militar, Notícias

Tags: Forças Especiais, OH-58D, Taiwan