Advertisement

Jato de teste da NASA à venda, o lance atual está em 10 mil dólares

NASA C-8A Buffalo

A aeronave De Havilland Canada C-8A Buffalo, fortemente modificada, foi operada pela NASA por cerca de 20 anos e hoje está em leilão com a Administração de Serviços Gerais (GSA). Conforme relatado por The War Zone, o lance mais alto atual é de US$ 10.001, e o leilão será encerrado em 21 de dezembro.

No final da década de 1970 e início da década de 1980, a NASA usou um C-8A Buffalo no programa Quiet Short-Haul Research Aircraft.

A Boeing projetou e instalou uma asa experimental supercrítica incorporando um sistema de controle de camada limite. Em vez dos motores padrão, esta aeronave era equipada com quatro protótipos de motores turbofan Avco Lycoming YF102 (originalmente do programa Northrop YA-9) montados acima da asa para aproveitar o efeito Coandă. Em 1980, esta aeronave participou de testes de porta-aviões a bordo do USS Kitty Hawk , demonstrando desempenho STOL sem o uso de catapultas ou equipamento de proteção.  

Dificilmente a aeronave voltará a voar. Atualmente oferecido pela Administração de Serviços Gerais (GSA) do governo dos EUA, o QSRA está definhando no Centro de Pesquisa Ames da NASA, no Aeródromo Federal de Moffett, na Califórnia, há algum tempo. Claramente indicadas sob a descrição do item estão as palavras: “DESCONHECIDO SE A AERONAVE PODE VOAR, NÃO FOI MANTIDA.”

Leia também: 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Avatar

Autor: Rodrigo Rott

Categorias: Notícias

Tags: C-8A Buffalo, NASA, usaexport