Advertisement

Jato Chinês C919 se aproxima de certificação europeia com visita da EASA

COMAC C919 China

A aeronave da COMAC tem se aproximado do mercado aeronáutico europeu há algum tempo. Recentemente, o site South China Morning Post confirmou que, neste mês de julho, a fabricante deverá receber visitas para vistorias.

A visita das equipes da EASA (Agência de Segurança da Aviação da União Europeia) será feita não somente com a COMAC e seus designers, mas também com a Administração de Aviação Civil da China (CAAC), e buscará inspecionar detalhadamente cada parte do processo da linha de montagem da aeronave, além de também realizarem alguns testes em simulações de voo.

A visita marca um passo significativo enquanto Pequim busca obter a certificação do C919 pelos reguladores europeus, o que aumentaria a confiança dos potenciais compradores na Europa e em outras regiões. Embora a data para o voo de verificação ainda não tenha sido definida, espera-se que ocorra até o final deste ano ou no início de 2025. A EASA confirmou que está trabalhando com a COMAC e a CAAC na validação da certificação, mas não comentou sobre o progresso sem o consentimento dos solicitantes.

Apesar do otimismo chinês em relação a rápida aprovação do C919, Luc Tytgat, diretor executivo interino da EASA, declarou em março que o jato chinês ainda é “muito novo” para ser aprovado. Desde maio de 2023, seis aeronaves C919 foram entregues a companhias aéreas chinesas, acumulando 300.000 passageiros em quatro rotas domésticas. As principais companhias aéreas estatais da China encomendaram 100 aviões cada.

Com a aproximação do jato da COMAC ao mercado europeu, as expectativas em relação à sua concorrência com os gigantes do setor aumentam cada vez mais, posicionando a China ao lado dos países mais expressivos no cenário aeronáutico atual.

 
Leia também: 
 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

André Ribeiro

Autor: André Ribeiro

Redator, entusiasta da história e aviação militar e atento às atualidades do mundo aeronáutico

Categorias: Notícias, Setor Aéreo

Tags: China, COMAC, COMAC C919