Advertisement

IMAGENS: Jatinho que era de Ayrton Senna está no Brasil

Hawker 800A, primeiro jato do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, está no Aeroporto Internacional de Manaus. Foto: canal Aviação Amazônia.

Um dos primeiros jatos particulares de um dos maiores ídolos do Brasil está no país. A aeronave Hawker 800A que pertenceu ao tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, pousou em em Manaus (AM) na última terça-feira (06), vindo do Aeroporto Internacional Camilo Daza em Cúcuta, na Colômbia. A passagem do jatinho pelo país ocorre pouco menos de três meses antes da morte do piloto de corridas completar 30 anos. 

Ostentando a matrícula N257PL e uma pintura branca, cinza e azul, o primeiro jato de Senna chegou na capital do Amazonas no final da tarde e permanece no aeroporto manauara. A chegada da aeronave foi registrada pelo canal Aviação Amazônia.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por AVIAÇÃO AMAZÔNIA (@aviacaoamazonia)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por AVIAÇÃO AMAZÔNIA (@aviacaoamazonia)

O voo para o Brasil é de caráter particular e ainda não se sabe os motivos da vinda. Conforme apurado, é possível que o avião esteja trazendo pescadores estrangeiros, que vem ao país para realizar pesca esportiva na bacia amazônica, na região do município de Barcelos ou áreas mais ao norte do estado. O jato deve deixar o Brasil na próxima semana, retornando para a Colômbia. 

Além da paixão pelas pistas de corrida, Ayrton Senna era um grande entusiasta da aviação. Quando não estava guiando carros em alta velocidade, pilotava aeromodelos e também frequentava feiras de aviação no exterior. A paixão pelas máquinas voadoras veio do pai, que já era aviador. 

O Hawker 800 foi fabricado em 1990 e comprado por Senna no mesmo ano. Com capacidade para 13 passageiros, o jato recebeu a matrícula norte-americana N125AS (iniciais do piloto de Fórmula 1) e uma pintura branca com listras cinza, prata e preto. Hoje com outro registro, o antigo jato de Senna é operado por uma empresa de táxi aéreo dos Estados Unidos, a Tavaero Jet Charter. Além da pintura, o jato executivo teve upgrades no interior e recebeu winglets nas pontas das asas, melhorando sua performance. 

Quer saber mais sobre a ligação de Ayrton Senna com a aviação? Clique aqui e confira este artigo especial do Aeroflap. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Avatar

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Aeronaves, Aviação Geral, Executiva, Notícias

Tags: Aviação Executiva, Ayrton Senna, Hawker, Manaus