Advertisement

Holanda quer proibir voos noturnos barulhentos no Aeroporto de Schiphol

Schiphol Aeroporto Holanda governo ruído voos noturnos

O Governo Holandês anunciou que pretende diminuir o número de voos noturnos com alto nível de ruído até 2025 de modo a eliminar a poluição sonora no Aeroporto de Schiphol.

A decisão pode afetar diretamente a movimentação em um dos principais aeroportos europeus. Além disso, um tribunal local ordenou que o Governo Holandês tomasse medidas mais duras para reduzir o nível de ruído no terminal, conforme relatado pela Reuters. 

Segundo o ministro da Infraestrutura da Holanda, Mark Harbers, o número de voos noturnos em Schiphol seriam reduzidos de 32 mil para 27 mil em 2025, proibindo, por exemplo, a operação de um Boeing 747-400 entre 23h e 7h. 

Incluindo a redução de voos noturnos, o governo também não descarta o fechamento total ou parcial das operações noturnas a partir de novembro de 2026. 

Diante da situação, a administração do Aeroporto de Schiphol anunciou um plano para aumentar os custos no uso de aeronaves mais barulhentas no terminal, como forma de incentivar as companhias a utilizarem aeronaves de última geração.  

Não é a primeira vez que a Holanda tenta limitar o número de voos, entretanto, recebeu pressão de empresas do setor da aviação e da União Europeia no ano passado para uma avaliação mais profunda no nível de ruídos, não descartando outras possibilidades.

 

Leia também: 

 

Com informações: Reuters

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeroportos, Notícias

Tags: Aeroporto Schiphol, Aeroportos, Holanda