Advertisement

Grécia quer mais caças Dassault Rafale

Buscando modernização da frota, Força Aérea da Grécia quer mais 10 caças Dassault Rafale. Foto: Dassault.

Ao mesmo tempo em que aposenta jatos mais antigos, como o F-4 Phantom, Mirage 2000 e alguns F-16, a Grécia tem interesse em mais aviões de caça Rafale. Na última sexta-feira (10), o Estado-Maior da Força Aérea revelou que quer pelo menos mais 10 Rafales. 

Segundo o portal grego Defence Review, Atenas e Paris já estariam em negociações avançadas para fechar a compra dos caças. Os novos aviões seriam no padrão F4, ainda em desenvolvimento e que trás diversas atualizações ao jato francês.

Segundo o portal grego, a Força Aérea Helênica reportou ao Ministério da Defesa que, para aposentar os Mirage 2000-5 Mk.2, deve ter um número suficiente de aviões novos para cobrir a baixa dos caças veteranos. 

Compra de mais Rafales é condicionante para a baixa de caças Mirage 2000 na Grécia. Foto: Dassault.
Compra de mais Rafales é condicionante para a baixa de caças Mirage 2000 na Grécia. Foto: Dassault.

A compra dos aviões é favorecida pela venda das aeronaves mais antigas (a Índia teria expressado interesse pelos Mirage) e por um acordo de defesa assinado com a França em setembro de 2021. O documento ainda inclui uma cláusula de assistência mútua, que visa melhorar a interoperabilidade e a cooperação entre as duas nações, que já eram parceiras de longa data no campo da defesa. 

Atualmente a Força Aérea Grega tem 18 Rafales em operação, sendo 12 aeronaves adquiridas de segunda-mão dos estoques da França e seis unidades novas de fábrica. Mais seis aviões foram encomendados. Segundo o Aerotime, a Grécia quer adquirir 40 caças Dassault Rafale antes de 2025, comprando também 40 jatos stealth F-35 dos Estados Unidos. 

A possível nova compra da Grécia vem num momento em que o Rafale tem conquistado mais espaço. Apenas no mês de abril, a Croácia recebeu seu primeiro lote de Rafales e a Sérvia confirmou que vai comprar o caça francês. A Marinha Indiana também selecionou a aeronave para operar de seu novo porta-aviões. O modelo está em serviço com a França (Marinha e Força Aérea), Egito, Catar, Índia, Croácia e Grécia e foi encomendado pela Indonésia e Emirados Árabes Unidos. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: França, Grécia, Rafale