Uma iniciativa da GOL Linhas Aéreas, apoiada por sua fornecedora de combustível no Brasil, a Vibra, permitirá a primeira compensação no Brasil de SAF (Sustainable Aviation Fuel) com o sistema Book & Claim, que garante tanto os requisitos de sustentabilidade quanto de rastreabilidade, para uma operação robusta e com credibilidade, no processo de descarbonização da aviação. O piloto faz parte do Project Runway, uma iniciativa da SkyNRG, empresa referência em SAF com sede na Holanda. O projeto apoia a GOL na redução de 180 toneladas de emissões de CO2 por meio de reivindicações de SAF. Com a SkyNRG fornecendo SAF para aeroportos europeus, a abordagem Book & Claim permite à GOL inserir os benefícios ambientais na América Latina.
O setor de aviação responde por 2,5% das emissões de CO2 globais e está totalmente comprometido com a descarbonização. Desde a criação pela ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) do CORSIA (programa de redução e compensação de CO2 na aviação) em 2016, medidas concretas têm sido implementadas para enfrentar as emissões da aviação internacional. Em 2021, o setor renovou seu compromisso com a descarbonização ao estabelecer a meta ambiciosa de alcançar emissões líquidas de carbono zero até o ano de 2050.
Para atingir esse objetivo, são necessárias diversas ações, sendo o SAF um dos pilares fundamentais devido ao seu impacto direto nas emissões, e que deverá contribuir com cerca de 64% na redução das emissões do setor até 2050. As 50 toneladas do projeto piloto representam 180 toneladas de CO2e evitadas, cerca de 91% de emissões em comparação com o querosene fóssil em todo o ciclo de vida. O SAF físico da operação foi produzido através da rota tecnológica HEFA a partir de óleo de cozinha usado (conhecido como UCO – Used Cooking Oil – no mercado internacional).
No entanto, a logística eficiente e sustentável do SAF apresenta desafios significativos. Para abordar essa questão, a indústria da aviação passou a utilizar o sistema Book & Claim, já empregado no setor elétrico há mais tempo. Este sistema, baseado em um modelo de cadeia de custódia, permite a transferência dos benefícios do SAF do produtor para o usuário final sem a necessidade de uma conexão física entre eles. O produtor lança a quantidade e as características do combustível em um registro dedicado, emitindo certificados que representam os benefícios ambientais do combustível. Os compradores adquirem esses certificados e reivindicam as reduções de emissões para seus próprios voos, independentemente do combustível real utilizado. Em suma, um fornecedor provisiona o SAF físico a uma operadora aérea, que não consegue reivindicar os benefícios ambientais, e o SAFc (certificado de SAF) é vendido a outra operadora, em local sem o SAF físico disponível.
Com o conceito de que todo carbono evitado importa, o sistema Book & Claim do SAF oferece diversas vantagens: reduz a complexidade logística e operacional, os custos e emissões com o transporte do SAF; aumenta a flexibilidade e a escolha por parte dos compradores, permitindo a aquisição de SAF de qualquer produtor, em qualquer local, para utilização em qualquer de seus voos; e cria um mercado sem fronteiras para o SAF.
Leia também:
- Azul inicia vendas de passagens dos voos entre Campinas e Pato Branco, no Paraná
- Azul tem aumento de 121% na oferta de assentos diários para Canoas
- Cachorro invade pista do Aeroporto de Guarulhos e mobiliza equipes quase 1 hora
Via: GOL