Advertisement

GOL, com apoio da Vibra, inicia novo método para compensação de SAF no Brasil

GOL Vibra SAF compensação Carbono

Uma iniciativa da GOL Linhas Aéreas, apoiada por sua fornecedora de combustível no Brasil, a Vibra, permitirá a primeira compensação no Brasil de SAF (Sustainable Aviation Fuel) com o sistema Book & Claim, que garante tanto os requisitos de sustentabilidade quanto de rastreabilidade, para uma operação robusta e com credibilidade, no processo de descarbonização da aviação. O piloto faz parte do Project Runway, uma iniciativa da SkyNRG, empresa referência em SAF com sede na Holanda. O projeto apoia a GOL na redução de 180 toneladas de emissões de CO2 por meio de reivindicações de SAF. Com a SkyNRG fornecendo SAF para aeroportos europeus, a abordagem Book & Claim permite à GOL inserir os benefícios ambientais na América Latina.

O setor de aviação responde por 2,5% das emissões de CO2 globais e está totalmente comprometido com a descarbonização. Desde a criação pela ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) do CORSIA (programa de redução e compensação de CO2 na aviação) em 2016, medidas concretas têm sido implementadas para enfrentar as emissões da aviação internacional. Em 2021, o setor renovou seu compromisso com a descarbonização ao estabelecer a meta ambiciosa de alcançar emissões líquidas de carbono zero até o ano de 2050. 

Para atingir esse objetivo, são necessárias diversas ações, sendo o SAF um dos pilares fundamentais devido ao seu impacto direto nas emissões, e que deverá contribuir com cerca de 64% na redução das emissões do setor até 2050. As 50 toneladas do projeto piloto representam 180 toneladas de CO2e evitadas, cerca de 91% de emissões em comparação com o querosene fóssil em todo o ciclo de vida. O SAF físico da operação foi produzido através da rota tecnológica HEFA a partir de óleo de cozinha usado (conhecido como UCO – Used Cooking Oil – no mercado internacional). 

No entanto, a logística eficiente e sustentável do SAF apresenta desafios significativos. Para abordar essa questão, a indústria da aviação passou a utilizar o sistema Book & Claim, já empregado no setor elétrico há mais tempo. Este sistema, baseado em um modelo de cadeia de custódia, permite a transferência dos benefícios do SAF do produtor para o usuário final sem a necessidade de uma conexão física entre eles. O produtor lança a quantidade e as características do combustível em um registro dedicado, emitindo certificados que representam os benefícios ambientais do combustível. Os compradores adquirem esses certificados e reivindicam as reduções de emissões para seus próprios voos, independentemente do combustível real utilizado. Em suma, um fornecedor provisiona o SAF físico a uma operadora aérea, que não consegue reivindicar os benefícios ambientais, e o SAFc (certificado de SAF) é vendido a outra operadora, em local sem o SAF físico disponível.

Com o conceito de que todo carbono evitado importa, o sistema Book & Claim do SAF oferece diversas vantagens: reduz a complexidade logística e operacional, os custos e emissões com o transporte do SAF; aumenta a flexibilidade e a escolha por parte dos compradores, permitindo a aquisição de SAF de qualquer produtor, em qualquer local, para utilização em qualquer de seus voos; e cria um mercado sem fronteiras para o SAF.

 

Leia também: 

 

Via: GOL 

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: gabriel.benevides@aeroflap.com.br

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: Companhias Aéreas, GOL, Gol linhas aéreas, Vibra

Sair da versão mobile