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FAB inicia primeira missão real de combate a incêndio com o KC-390 Millennium

por Aeroflap

KC-390 durante testes com o sistema de combate a incêndios florestais MAFFS II. Foto: Embraer/Divulgação.

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta sexta-feira (28) a participação no combate aos incêndios na região do Pantanal. A aeronave KC-390 Millennium, operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), está em Corumbá (MS) para atuar na missão de combate a incêndio em voo nas queimadas.

A aeronave multimissão da FAB, desenvolvida pela fabricante brasileira EMBRAER, tem capacidade para realizar uma operação segura e equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System), que fornece ao KC-390 Millennium a funcionalidade necessária para realizar a ação de combate a incêndio em voo.

 

Saiba mais sobre o MAFFS

O equipamento MAFFS conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 3.000 galões – aproximadamente 12.000 litros – de água em áreas de incêndios, com ou sem retardante de fogo, conforme o critério de nível de cobertura padrão do solo e em diversos tipos de terrenos. Este sistema oferece maior precisão, aumentando significativamente a eficácia das operações de combate a incêndios. Tudo isso é realizado levando em conta as adversidades da operação, que requer um voo a baixa altitude, baixa velocidade e em elevadas temperaturas. Dessa forma, é possível manter a aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer a performance do KC-390.

O MAFFS pode ser rapidamente instalado ou removido do compartimento de carga da aeronave a partir de seu próprio trailer. O sistema requer apenas energia elétrica da aeronave para funcionamento. Trata-se de um elemento altamente vantajoso em operações de enfrentamento a incêndios, visto que possui a capacidade de carregar grande volume de água e retardantes de chamas, além de poder ser rapidamente instalado em qualquer aeronave compatível, devido à sua característica de modularidade.

Além disso, o reservatório em solo – local utilizado para fazer o reabastecimento de água na aeronave – tem capacidade para 22 mil litros de água.

 

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Via: Força Aérea Brasileira  

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