Advertisement

Estados Unidos enviarão novos caças F-15EX para o Japão

Boeing F-15EX Eagle II, da Força Aérea dos Estados Unidos. Foto: Divulgação.

Quase dois anos após retirar caças F-15 Eagle do Japão, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) anunciou na quarta-feira (03) planos para preencher esta lacuna. Agora, a base aérea de Kadena será reforçada por 36 F-15EX Eagle II da Força Aérea dos EUA (USAF), mais nova e capaz versão do clássico jato de combate. 

Em nota, o Pentágono diz que o planejamento de longo prazo será implantando “em estreita coordenação com o Governo do Japão”. 

“O plano de modernização, que será implementado nos próximos anos, reflete mais de US$ 10 bilhões em investimentos em capacidades para aprimorar a Aliança EUA-Japão, reforçar a dissuasão regional e fortalecer a paz e a estabilidade na região Indo-Pacífico.”

Aeronaves F-15, F-22, HH-60, E-3, KC-135 e RC-135 na pista da base aérea de Kadena, no Japão, durante um Elephant Walk em novembro. Foto: USAF.
Aeronaves F-15, F-22, HH-60, E-3, KC-135 e RC-135 na pista da base aérea de Kadena, no Japão, durante um Elephant Walk em novembro. Foto: USAF.

A base de Kadena é uma das maiores dos EUA no Japão. No final de 2022, 48 caças F-15C/D Eagle foram retirados da instalação por conta da idade dos aviões, que estão em fase de aposentadoria. Enquanto os novos F-15EX não chegam, a base está sendo guarnecida por uma rotação de caças de quarta e quinta geração, incluindo modelos como F-15E Strike Eagle e F-22 Raptor.

Além dos F-15EX, a USAF quer substituir os 36 F-16 da base aérea de Misawa por 48 caças stealth F-35 Lightning II. Os F-16 de Misawa estão configurados para missões de Supressão de Defesas Aéreas Inimigas (SEAD), ou seja, o ataque à instalações de radares e mísseis antiaéreos. Ao passo que os F-15 de Kadena eram responsáveis por atividades de Superioridade Aérea. 

Em paralelo, os Fuzileiros Navais (USMC) da Estação Aérea de Iwakuni também querem reforçar sua presença no Japão. Para os Marines, a promessa é de “modificar o número de aeronaves F-35B para dar suporte à implementação da modernização do projeto de força”

Caça F-35B do esquadrão VMFAT 501 dos Fuzileiros Navais dos EUA.
Caça F-35B do esquadrão VMFAT 501 dos Fuzileiros Navais dos EUA. Foto: USAF.

“O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA continuará a manter uma presença de aeronaves duradoura e rotativa no MCAS Iwakuni para garantir as capacidades necessárias para dar suporte à defesa do Japão”, afirma o DoD sobre os F-35 do USMC. 

A chegada dos novos vetores dará um salto de potencial aos americanos implantados no Japão. Com a presença de jatos modernos como F-35 (já utilizado pelos japoneses) e o novíssimo F-15EX – que poderá empregar armamentos em conjunto com o caça stealth –, os Estados Unidos reforçam sua capacidade de resposta à ameaças na região, especialmente a China. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Estados Unidos, F-15EX, F-35, Japão