Advertisement

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Campinas e São José dos Campos

Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira - São Paulo, apresentação, EDA, Demonstração, FAB, Aeronáutica

A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) tem duas apresentações marcadas em São Paulo para este final de semana. A equipe vai realizar demonstrações em São José dos Campos, no sábado (29) e Campinas no domingo (30).

Depois de se apresentar em Saquarema (RJ) no último domingo e voar pela primeira vez em Santa Fé do Sul (SP) no início da semana, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) participa de dois eventos, também no estado paulista. 

No sábado, os sete Embraer A-29 Super Tucano realizam suas manobras no evento do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA), em São José dos Campos. A edição deste ano celebra os 120 anos do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho. O militar é patrono do DCTA e do Instituto de Tecnologia Aeronáutica, importantes instituições de pesquisa no Brasil. 

Conforme a agenda da Esquadrilha da Fumaça, a apresentação ocorre às 15h00 no Deck do Mirante, Avenida Anchieta, região central da cidade. 

Esquadrilha da Fumaça sobrevoando a Cordilheira dos Andes, em deslocamento para a FIDAE 2022. Foto: Cap. Bezerra/EDA/FAB.

No dia seguinte, domingo, o EDA marca presença nas comemorações dos 250 anos de Campinas. Embora o aniversário da cidade seja celebrado apenas em 14 de julho, as comemorações começaram em 7 de novembro do ano passado, quando teve início a contagem regressiva.

A demonstração está marcada pontualmente para às 10h10, na Praça Arautos da Paz, bairro Vila Nogueira.

Com sede na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), a Esquadrilha da Fumaça é a principal representante da FAB em eventos públicos no Brasil e no mundo. Formada em 1952, a equipe é uma das esquadrilhas de demonstração aérea mais antigas do mundo ainda em atividade. Em 2023, o esquadrão completou 4000 demonstrações. 

O EDA usa aeronaves A-29 Super Tucano nas suas demonstrações. Fabricados pela Embraer, os Super Tucano da Esquadrilha possuem cores que representam a bandeira nacional, também presente na pintura dos aviões, na parte da cauda. Ao longo de seus 70 anos de história, completos em maio de 2022, a equipe operou os aviões North American T-6 Texan, Fouga T-24 (CM-170) Magister, Neiva T-25 Universal e Embraer T-27 Tucano.

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: campinas, Esquadrilha da Fumaça, fab, São José dos Campos, São Paulo

Sair da versão mobile