O Pentágono concedeu no dia 09/05 um contrato de US$ 8,3 milhões à Aurora Flight Sciences para continuar desenvolvendo um novo hidroavião de grande porte para os militares dos Estados Unidos.
Com o acordo, o Departamento de Defesa, por meio da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), garante a Aurora como desenvolvedora e futura fabricante do hidroavião e elimina a General Atomics da concorrência, chamada de Liberty Lifter.
Oficialmente chamado de Liberty Lifter Seaplane Wing-in-Ground Effect, o programa busca o desenvolvimento de um hidroavião conceito, do tamanho de um C-130 Hércules. Caso o projeto dê certo, a aeronave poderá ter o tamanho de um C-17 Globemaster III. Principal jato de transporte dos EUA, o Boeing C-17 tem 53 metros de comprimento, 51 metros de envergadura de pode carregar 77 toneladas de carga.
![Futuro hidroavião militar dos Estados Unidos poderá ter o tamanho de um C-17 Globemaster III.](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2024/05/GroundEffect-C-1200w-marked.png)
O futuro Liberty Lifter deverá ser capaz de realizar voos de longa distância em baixas altitudes, usando o efeito solo para manter sustentação, e voar a 10.000 pés em velocidades superiores às das plataformas existentes. O projeto também deverá ser de baixo custo e a Aurora deverá usar técnicas de produção e materiais de alta eficiência usados pela indústria naval moderna. Além disso, os militares querem que o novo hidroavião pouse e decole em mares em condição 4, com ondas de até cerca de 2,5 metros.
O último conceito apresentado pela Aurora, uma empresa subsidiária da Boeing, com sede na Virgínia, mostra uma aeronave com oito motores, flutuadores nas pontas das asas e dois estabilizadores verticais em formato V. A aeronave ainda terá uma rampa de carga traseira para embarque e desembarque de tropas, equipamentos e veículos.
Agora, o desenvolvimento do hidroavião gigante dos Estados Unidos será totalmente conduzido pela Aurora. O projeto vai passar por uma revisão preliminar em 2025 e um protótipo voador deve ser apresentado entre 2027 e 2028.
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