Advertisement

Enchentes no RS: maior avião da FAB transporta roupas de frio para o Sul

Airbus KC-30, maior avião da FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) segue trabalhando na arrecadação e transporte de donativo e mantimentos para a população do Rio Grande do Sul. Dentro da Operação Taquari II, a FAB implantou o Voo do Calor Humano, cuja primeira atividade foi realizada nesta quinta-feira (16), com o uso do maior avião da Aeronáutica, o Airbus A330. 

Nesta manhã, o Airbus C-30 (A330-200) pousou na Base Aérea de Canoas (BACO) com mais 30 toneladas de donativos em apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. Segundo o Comando da Aeronáutica, o jato de matrícula FAB 2901 decolou da Base Aérea de Brasília nesta madrugada para realizar o primeiro voo desta nova ação. 

O C-30 deve decolar mais uma vez ainda nesta tarde, às 16h30, novamente ligando Brasília e Canoas. O jato será carregado com cobertores e roupas de frio, atividade que “tem como objetivo, neste momento, encaminhar doações específicas em razão das condições climáticas.”. As temperaturas no Rio Grande do Sul começaram a baixar nesta semana, com mínima de 11 ºC para esta quinta e 9 ºC para sexta-feira.

Além do C-30, a FAB tem empregado diversas outras aeronaves na Operação Taquari II, como os aviões de transporte KC-390, C-95 Bandeirante, C-98 Caravan, C-105 Amazonas e os helicópteros H-36 Caracal e H-60 Black Hawk em missões de ressuprimento, resgate, transporte aeromédico e outras. Até mesmo o caça-bombardeiro A-1 AMX foi usado na operação, para mapear e sensorear estruturas afetadas pelas enchentes.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Base Aérea de Canoas, C-30, enchentes, fab, Rio Grande do Sul