O mais novo avião de caça da Coreia do Sul poderá ter três novas variantes, incluindo uma versão de stealth. É o que revelou o portal sul-coreano Biz.Hankook sobre o KF-21 Boramae, o primeiro caça desenvolvido e fabricado no país.
Com a produção do novo modelo planejada para iniciar ainda este ano, Seul já planeja novas versões do jato para a próxima década. Serão três variantes, chamadas de KF-21EA, EX e SA.
Segundo o portal, a primeira das novas versões em desenvolvimento é a EA, onde o KF-21 se torna uma aeronave de ataque eletrônico similar ao EA-18G Growler da Marinha dos Estados Unidos. Esta versão terá como base o KF-21B biposto, com o assento traseiro tornando-se uma estação de trabalho para um oficial de de guerra eletrônica (EWO). Atualmente na sua fase de pesquisa básica, o KF-21EA terá diversos equipamentos, sensores e antenas para desempenhar as missões de escolta eletrônica, interferência, coleta de sinais e supressão de defesas aéreas inimigas.
O KF-21EX pode ser a versão mais ambiciosa, onde o Boramae se torna um jato com capacidades stealth como as encontradas no F-22 Raptor e F-35 Lightning II dos EUA. Embora incorpore elementos de jatos de 5ª geração em seu desenho, o KF-21 é um modelo de 4.5 geração. Ele carrega suas armas externamente, em cabides nas asas e fuselagem. Com o KF-21EX, a Coreia pretende instalar baias para que o caça carregue bombas e mísseis internamente, diminuindo sua assinatura radar. Além disso, o KF-21EX é concebido como parte integrante do Next Air Combat System (NACS), uma rede futura que utiliza veículos aéreos não tripulados e links de dados de satélite.
Por fim, o KF-21SA será uma versão dedicada ao mercado de exportação. O SA terá uma configuração básica similar à encontrada nos próprios KF-21 da Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF), mas aberto à modificações e customizações de potenciais clientes. As negociações com compradores como a Indonésia estão em curso, mas as configurações finais dos modelos de exportação permanecem indeterminadas.
De forma geral, as três variantes ainda estão em fase muito inicial de pesquisa e desenvolvimento. Conforme Kim Min-seok, do Fórum de Segurança de Defesa da Coreia, “levará mais de 10 anos para receber os custos detalhados de projeto e desenvolvimento e prosseguir para o desenvolvimento em grande escala.” Essa linha do tempo tem como base a produção em larga escala do jato, que tem previsão para início a partir de 2026.
Para o KF-21EX, o desafio é ainda maior. A conversão para um caça verdadeiramente stealth vai exigir estudos avançados e modificações extensas ao desenho da aeronave.