Advertisement

Caça F/A-18 é ‘armado’ com vaso sanitário em lembrança à Guerra no Vietnã

Vaso sanitário F/A-18 Super Hornet caça Marinha dos EUA Guerra do Vietnã

Não é todo dia que um se vê um avião militar armado, muito menos quando um vaso sanitário ocupa o lugar das bombas e mísseis. Mas acredite, isso aconteceu pelo menos duas vezes: uma em 1965 e outra aparentemente neste mês. 

Imagens circulando pelas redes sociais mostram o vaso carregado em um dos cabides da asa esquerda de um caça F/A-18E Super Hornet, do esquadrão VFA-25 Fist of the Fleet, da Marinha dos EUA.

O vaso em questão recebeu um conjunto de aletas estabilizadoras e o emblema do esquadrão. 

Ainda não se sabem as datas e as circunstâncias exatas por trás disso. A unidade trocou de comandante na última quinta-feira (15), mesmo dia em que as imagens surgiram no Instagram, então é possível que a “bomba especial” possa ter sido carregada para esta ocasião.

https://www.instagram.com/p/Ciipuqov3AI/

O certo é que o vaso é uma interessante homenagem a um evento que se deu no calor da Guerra no Vietnã, mais especificamente em 4 de novembro de 1965. Na época, o VFA-25 era um esquadrão dedicado à missões de ataque ao solo, com a designação VA-25 e operando o venerável A-1 Skyraider. 

Anteriormente chamado de AD Skyraider na Marinha, o A-1 foi desenvolvido pela Douglas após a Segunda Guerra Mundial. O avião possuía um único motor Wright R-3350 Duplex-Cyclone (o mesmo do B-29 Superfortress) e chegou a lutar na esquecida Guerra da Coreia.

A-1 Skyraider Vietnã VA-25
A-1H Skyraider do então VA-25. Foto: Marinha dos EUA.

O modelo, entretanto, fez sua fama sobrevoando a densa selva do Vietnã, onde se destacava entre os ágeis jatos por carregar uma enorme quantidade de armamentos para seu tamanho, bem como sua robustez.

Mas voltando a novembro de 1965. O esquadrão estava operando a bordo do porta-aviões USS Midway. Era a última missão antes do retorno aos EUA, e os militares recém haviam atingido a marca de 6 milhões de libras (cerca de 2,721,554 quilos) em munições usadas no conflito. Para celebrar o expressivo número, os marinheiros decidiram levar uma “bomba especial” ao Vietnã do Norte. 

Vaso sanitário Bomba Marinha dos EUA Vietnã Skyraider A-1 esquadrão
Foto: Troy Prince – MidwaySailor.com

O A-1H Skyraider, nº modex 572, pilotado pelo Comandante Clarence W. Stoddard, foi catapultado do Midway ao mesmo tempo em que um oficial perguntava “o que diabos é aquilo na asa do 572?”

Foto: Troy Prince – MidwaySailor.com

 

Era um vaso sanitário. O ‘aparelho’ estava estragado e seria jogado ao mar, mas alguns militares tiveram uma ideia melhor. O vaso foi engaiolado com pedaços de ferro, recebeu aletas estabilizadores e até um fuso na frente. E assim foi carregado no A-1 e jogado contra os norte-vietnamitas. 

Por mais estranha que pareça, a história é real e ficou famosa na internet por uma foto mostrando o A-1 do CMDR Stoddard, carregado com o vaso sanitário e as bombas de verdade. 

Quase 60 anos depois, o vaso voltou às asas do esquadrão norte-americano, mas em outra aeronave. Apesar de cômico, o vaso no Super Hornet é mais um exemplo prático do quão tradicional o meio aeronáutico militar é. 

Originalmente fundado em 1943 com o SB2C Helldiver, o VFA-25 tem quase 80 anos de história e um legado que é passado entre as gerações de membros do esquadrão. Hoje a unidade opera os supersônicos F/A-18E Super Hornet e tem como sede a Base Aeronaval de Lemoore. 

F/A-18 Super Hornet US navy Marinha dos EUA porta-aviões
F/A-18E Super Hornet do esquadrão VFA-25 Fist of the Fleet. Foto: Mass Communication Specialist 3rd Class Aiyana S. Paschal/Marinha dos EUA

Com informações de Gene Slover, Midway Sailor

Nota do editor: em 1985, durante as filmagens do blockbuster Top Gun – Ases Indomáveis, um dos caças F-14 Tomcat recebeu o emblema do VA-25, apesar da unidade jamais ter voado com esse avião. No filme, o Tomcat em questão era voado pelos personagens Iceman (Val Kilmer) e Slider (Rick Rossovich).

F-14 A-4 Top Gun
F-14 Tomcat e A-4 Skyhawk durante a produção de Top Gun – Ases Indomáveis (1986). Imagem via redes sociais.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Avatar

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F/A-18 Super Hornet, Guerra do Vietnã, Marinha dos EUA