Advertisement

Caça AMX A-1 do Brasil chega ao jogo War Thunder

Operado pela FAB desde o final da década de 1980, caça-bombardeiro AMX A-1 chega ao jogo War Thunder. Imagem: Entertainment

Os jogadores brasileiros de War Thunder vão gostar da nova adição ao game: o caça-bombardeiro AMX A-1 da Força Aérea Brasileira (FAB). O jato será adicionado ao jogo online a partir da próxima atualização Seek & Destroy. 

A introdução da aeronave ítalo-brasileira ao jogo foi anunciada nesta sexta-feira (31) pela produtora do War Thunder, a Gaijin Entertainment. O A-1A da Força Aérea Brasileira será uma aeronave premium na linha tecnológica da Itália. O A-11, versão italiana do jato de ataque binacional, já está no jogo há algum tempo. 

Além de ostentar o camuflado cinza e verde da FAB, o AMX A-1 do War Thunder também terá armamentos brasileiros: 

  • MAA-1 Piranha, míssil ar-ar de curto alcance guiado por infravermelho. Foi o primeiro armamento do tipo a ser desenvolvido no Brasil; 
  • Bombas incendiárias BINC-300; 
  • Bombas para fins gerais (BAFG) de 230, 460 e 920 quilos, versões brasileiras das bombas MK.82, 83 e 84 dos Estados Unidos; 
  • BAFG-230 com o kit Lizard 2, que torna o artefato numa bomba inteligente guiada por laser através do pod LITENING II;
  • Foguetes SBAT 70 de 70 mm; 
  • Dois canhões DEFA 554 de 30 mm. O AMX A-11 da Itália possui um canhão rotativo M61 Vulcan, de 20 mm. 
Caça AMX A-1 da FAB terá armamentos brasileiros no War Thunder: Imagem: Gaijin Entertainment.
Caça AMX A-1 da FAB terá armamentos brasileiros no War Thunder: Imagem: Gaijin Entertainment.

Saiba mais: conheça as armas que equipam os caças AMX da FAB

O AMX A-1 brasileiro já está disponível para aquisição através de um pacote especial de pré-lançamento. Ele inclui 20 dias de conta premium, 2500 Golden Eagles (moeda especial do jogo), e o decal com emblema do 1º/16º Grupo de Aviação, o Esquadrão Adelphi. O pacote custa R$ 189. 

O AMX Brasileiro

No final da década de 1970, Brasil e Itália se uniram para desenvolver um jato de ataque e interdição. O trabalho resultou no caça-bombardeiro AMX, que foi recentemente aposentado pela Força Aérea Italiana, onde era chamado de A-11 Ghibli. 

Se na Itália o A-11 se despede do serviço ativo, no Brasil o A-1 AMX vai permanecer em atividade por mais um tempo. O modelo ingressou na FAB em 1990, assumindo funções desempenhadas pelo também italiano AT-26 Xavante (MB-326). Embora tenham passado por atualizações recentes, os AMX brasileiros estão no fim de sua vida operacional.

Das 44 aeronaves planejadas, apenas 11 foram modernizadas e todas estão na Base Aérea de Santa Maria (RS), onde são usados pelos esquadrões Poker e Centauro em atividades de ataque e reconhecimento tático. A baixa dos A-1 da Força Aérea Brasileira deve ocorrer entre 2025 e 2028. 

Sobre o War Thunder

War Thunder é um jogo disponível gratuitamente para PC (Mac, Windows e Linux), Playstation 4 e 5 e Xbox One. Embora tenha começado apenas com aviões, o jogo evoluiu e hoje conta tanques de guerra e blindados modernos, bem como navios militares. A linha aeronáutica também evoluiu: atualizações mais recentes trouxeram os caças F-16, Saab Gripen F-15 Eagle e Su-27 Flanker ao War Thunder. 

Com atualizações e promoções periódicas que trazem um certo número de mapas, recursos veículos de diferentes eras, War Thunder é um dos jogos mais populares dentre os que trabalham com o tema aviação. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A-1 AMX, fab, Jogo, War Thunder