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BBJ1: o jato executivo mais econômico da Boeing

Boeing Business Jets

O BBJ (Boeing Business Jet) é uma versão atualizada dos jatos comerciais usuais, buscando atender a proprietários de aeronaves, chefes de estado e todos os que estão inseridos no mercado de jatos corporativos.

Sua origem começa após o lançamento do Boeing 77-33 (uma versão executiva do 737-300), quando a Boeing lançou o Next Generation Series 737, e entre eles, uma versão para a aviação executiva: O BBJ1, que se baseou principalmente no 737-700, mas com certas modificações.

O custo inicial da aeronave, sem mobílias, foi de US$ 36 milhões, sendo uma aeronave relativamente mais acessível comparada com outras disponíveis no mercado.

As asas e o trem de pouso mais robustos foram retirados do 737-800, e tanques extras de combustível foram adicionados; entre três e dez poderiam ser instalados. Isso aumentou significativamente o alcance do BBJ em comparação com o 737-700 original, para 6.141 milhas náuticas. Isso equivale a quase 14 horas de voo. A aeronave acomoda 19 passageiros e pode voar a 486 knots.

A aeronave é equipada com motores CFM56-7B27 que geram 27.300 libras de empuxo. Com um peso máximo de decolagem de 17.000 libras, ela pode atingir uma altitude máxima de 37.000 pés. A área útil de 807 pés quadrados (algo em torno de 74,9 metros quadrados) permite incluir uma grande cozinha, três lavabos (um com ducha, se solicitado), salas de conferência ou de estar, suítes privativas e salas de jantar.

O BBJ 1 poderia fazer voos diretos de Nova York a Moscow, Nova York para São Paulo, Vancouver para Paris e Vancouver para Xangai.

A aeronave continua sendo muito útil, mesmo com a linha de produção encerrada desde 2019. Graças às atualizações que encareceram versões posteriores (como equipamentos de navegação mais modernos, aumento do tamanho da aeronave, etc.), o BBJ original é a aeronave disponível mais acessível no mercado.

Considerando que o preço original era de US$ 36 milhões, hoje você pode pagar entre US$ 41 e US$ 71 milhões pela aeronave usada. O preço médio de um BBJ hoje é de US$ 59 milhões. Para reformar a aeronave, você pode esperar custos de US$ 2 milhões a US$ 5 milhões. Se equipado, um novo BBJ MAX7 comparável ao BBJ original, fora da linha de montagem custaria cerca de US$ 101,5 milhões. No entanto, no extremo oposto da escala, um Boeing 747-8 BBJ custaria US$ 367 milhões.

Considerando 450 horas voadas anualmente, os custos fixos do BBJ1 são de $ 1.301.481,00 por ano e incluem itens como seguro, manutenção planejada, espaço no hangar, salários e treinamento da tripulação, além de taxas de administração. Já em relação aos custos variáveis, dependendo da frequência de voos e distâncias, contando também com preço do combustível, taxas de pouso e manutenção não planejada, estes chegariam a uma média de US$ 3.790.350,00.

Algo que se deve notar é que o antigo BBJ1 tem vantagem em termos de alcance. Como mencionado anteriormente, o BBJ1 possui um alcance de 6.141 milhas náuticas, enquanto, devido ao aumento de tamanho, o BBJ2 teve seu alcance reduzido para 5.500 milhas náuticas e o BBJ3 para 4.790 milhas náuticas.

Por causa das evidentes vantagens econômicas, o BBJ1 é o mais produzido da família, tendo 113 aeronaves entregues, sendo seguido do BBJ2 com 23 aeronaves entregues.

A Boeing inicialmente previu que produziria 50 BBJs, mas acabou fabricando quase três vezes mais. A produção dos primeiros BBJs foi encerrada em 2019, e a Boeing entregou seu último BBJ baseado no Boeing 737NG em 2021. Após o primeiro BBJ, a Boeing expandiu a linha para incluir o BBJ 737 MAX, BBJ 777, BBJ 777X, BBJ 787 e o BBJ 747-8. Atualmente, a Boeing produz apenas o BBJ 737 MAX e o BBJ 787.

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Autor: André Ribeiro

Redator, entusiasta da história e aviação militar e atento às atualidades do mundo aeronáutico

Categorias: Aviação Geral, Executiva, Notícias

Tags: BBJ, Boeing, Executiva

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