A expansão da pista de pousos e decolagens (16/34) do Aeroporto de Confins foi aprovada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) nesta última quarta-feira (24/03).
O projeto concluído há quatro anos levou a um aumento de 600 metros na pista principal, além da construção de duas taxiways para dar acesso à cabeceira 34, visto que a cabeceira 16 não recebeu obras ou demais alterações.
A concessionária do aeroporto, a BH Airport, implementou as taxiways November e Papa durante as obras. Estas foram certificadas e já estão disponíveis para uso, dando acesso ao pátio de cargas e também ao Centro de Manutenção da GOL.
Anteriormente a pista 16/34 do Aeroporto de Confins tem 3000 metros de comprimento, e com a expansão tem agora um tamanho total de 3600 metros. A largura permanece a mesma, de 45 metros.
Os Aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, são atualmente os únicos aeroportos comerciais com uma pista de pousos e decolagens de maior tamanho.
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Cabe uma menção ao centro de produção da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, que conta com uma pista de 4967 metros de comprimento.
Segunda pista
O Aeroporto de Confins também tem um projeto para a construção de uma segunda pista, incluído no contrato de concessão do aeroporto para a iniciativa privada. A expansão da pista atual foi realizada ainda sob administração da Infraero.
As obras da segunda pista deveriam ser entregues pela concessionária até o final de 2020, a um custo total de R$ 800 milhões, de acordo com o contrato de concessão da área aeroportuária. No entanto, o recuo da demanda durante a pandemia pode adiar essa obra por período indeterminado.
A construção da segunda pista é recomendável para quando o Aeroporto de Confins atingisse 198 mil pousos e decolagens em um ano, mas por enquanto o local registrava antes da pandemia 101 mil pousos e decolagens, distante do quesito da ANAC, que estimou com otimismo o crescimento da demanda no terminal.
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