Advertisement

Acidente com caça F-16 da Força Aérea dos EUA

Caça F-16 Fighting Falcon da base de Holloman da Força Aérea dos Estados Unidos. Foto: divulgação.

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) perdeu um de seus caças F-16 Fighting Falcon na tarde desta terça-feira (30) em um acidente na Base Aérea de Holloman. Novo México. Detalhes sobre a ocorrência ainda são escassos. 

Segundo a FOX News, o avião de caça caiu na Rodovia 70, perto do Parque Nacional de White Sands. Um porta-voz da base informou à mídia local que o piloto, único tripulante, ejetou com sucesso e foi levado ao hospital mais próximo. Ele não deu mais informações sobre o estado de saúde do aviador. O oficial também diz que equipes de emergência estão no local e pede ao público que fique afastado da área para “prevenir uma possível exposição a produtos químicos perigosos a bordo da aeronave”.  

Força Aérea dos EUA confirmou acidente com um de seus caças F-16 na base de Holoman, no Novo México. Piloto ejetou e foi levado ao hospital. Foto: USAF/Imagem ilustrativa.
Força Aérea dos EUA confirmou acidente com um de seus caças F-16 na base de Holoman, no Novo México. Piloto ejetou e foi levado ao hospital. Foto: USAF/Imagem ilustrativa.
De fato, caças F-16 utilizam a Hidrazina, um líquido incolor altamente tóxico e inflamável, usado para alimentar os sistemas elétricos e a EPU (Unidade de Força de Emergência) como parte de um sistema de energia de reserva da aeronave, conforme observa o The Aviationist. A exposição ao produto “pode causar irritação nos olhos e no trato respiratório. A exposição a curto prazo pode causar tremores, enquanto a exposição prolongada pode causar danos ao fígado e aos rins, possivelmente convulsões ou morte”, explica a Força Aérea dos EUA. 
 
A base de Holloman é uma das principais instalações da USAF no Novo México e é sede do 54º Grupo de Caças. A unidade responde à 49ª Ala do Comando de Educação e Treinamento Aéreo e coordena a formação de pilotos e mecânicos de F-16. A base também abriga drones MQ-1 Reaper, MQ-9 Predator, C-12 Huron e T-38 Talon. 
 
Este é o quarto acidente envolvendo um F-16 da Força Aérea dos EUA desde o final de janeiro. Na última ocasião, a caça caiu na Coreia do Sul durante um treinamento.
 
Com informações de KFOX14, KVIA

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, F-16, USAF