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F-35 norueguês usará biocombustível em seus voos até o fim do ano

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De acordo com o Ministério da Defesa Norueguês na plataforma X, seus caças F-35 passarão a utilizar biocombustíveis até o fim do ano, algo que nunca ocorreu anteriormente com um F-35 norueguês.

O biocombustível usado para aviação é um propulsor obtido de fontes renováveis, diferentemente do longo processo natural necessário para a formação dos combustíveis fósseis.

Ele pode ser produzido a partir de vegetais e resíduos biológicos naturais. O biocombustível de aviação tem como objetivo diminuir significativamente as emissões de CO2 ao longo de seu ciclo de vida, em comparação com o combustível de aviação tradicional, reduzindo assim o impacto ambiental das viagens aéreas.

A tecnologia moderna possibilita a produção de combustível a partir de fontes alternativas, incluindo recursos não biológicos. Essa solução avançada, denominada Combustível de Aviação Sustentável (SAF), pode ser gerada como biocombustível ou sintetizada sem a utilização de combustíveis fósseis.

No mundo militar, diversas forças aéreas, incluindo a Força Aérea Italiana, conduziram uma série de testes bem-sucedidos alimentando as suas aeronaves com biocombustíveis. Esses testes incluíram operações complexas, como reabastecimento em ar, envolvendo caças e aeronaves de transporte usando soluções drop-in.

Esta mudança para fontes de combustível sustentáveis ​​não é somente um passo significativo no sentido da redução do impacto ambiental, mas também para o aumento da segurança energética ao reduzir a dependência dos combustíveis fósseis tradicionais.

O F-35 em específico, um caça multifuncional de quinta geração, está equipado com o motor da série Pratt & Whitney F135, que vem em três variantes diferentes, dependendo da versão da aeronave. De acordo com Michael Winter, Principal Fellow de Tecnologia Avançada da Pratt & Whitney, todos os motores militares desenvolvidos pela empresa, incluindo o F135, passaram por testes com biocombustível.

O motor F135 passou por testes mesmo com 100% SAF. Em linha com estes avanços, tanto a Força Aérea Real Norueguesa como a Força Aérea do Reino Unido estão planejando integrar combustível sustentável nas suas operações para o F-35, inicialmente provavelmente empregando uma solução “drop-in”.

 

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André Ribeiro

Autor: André Ribeiro

Redator, entusiasta da história e aviação militar e atento às atualidades do mundo aeronáutico

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Biocombustível, F-35, Noruega Airforce, SAF