Advertisement

Com apoio da OTAN, Bélgica adquire helicópteros Airbus H145

H145M Airbus Helicopters

A Airbus Helicopters anunciou nesta segunda-feira (17) a venda de helicópteros multimissão H145M para a Bélgica. Com apoio da OTAN, o país está adquirindo 17 helicópteros para suas Forças Armadas e Polícia Federal. 

O contrato foi assinado pela Agência de Suporte e Aquisições da OTAN (NSPA) em nome da Bélgica. Serão 15 helicópteros para os militares e dois para a Police Federale, com opções para mais três aeronaves para a agência de segurança pública. 

“Estamos orgulhosos de que a Bélgica esteja se juntando à crescente comunidade de usuários do H145M”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Na Europa, o robusto helicóptero multifuncional está se tornando referência em capacidade de transporte aéreo tático, operações especiais e missões de evacuação médica. Temos certeza de que o H145M se tornará rapidamente um ativo fundamental para o portfólio belga de defesa e segurança.”

A compra é parte da adesão da Bélgica à Parceria de Apoio aos Helicópteros da OTAN, uma organização com outros 12 países que facilita aquisição, manutenção e suporte para aeronaves de asas rotativas. O compromisso segue a aprovação do Conselho de Ministros da Bélgica para a aquisição, obtida em 31 de maio.

Bélgica recebe apoio da OTAN para compra de helicópteros H145M da Airbus. Foto: Divulgação.
Bélgica recebe apoio da OTAN para compra de helicópteros H145M da Airbus. Foto: Divulgação.

Versão militar do utilitário leve H145 (antigo EC145), o H145M é um helicóptero multifuncional que oferece uma gama de capacidades de missão. Em poucos minutos, o helicóptero pode ser reconfigurado de uma função de ataque leve, com armas balísticas axiais e guiadas, para uma versão de operações especiais, incluindo equipamento de rapel rápido.

Os pacotes de missão abrangentes incluem recursos de içamento e carga externa. Além disso, o H145M inclui opções para capacidades de missão futuras, incluindo links de dados, sistemas de comunicação adicionais e digitalização de capacidades de missão.

Podendo ser armado com mísseis, foguetes e metralhadoras, o H145M está equipado com o conjunto de aviônicos digitais Helionix que, juntamente com o gerenciamento inovador de dados de voo, inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, reduzindo consideravelmente a carga de trabalho do piloto durante as missões.

Sua pegada acústica particularmente baixa torna o H145M o helicóptero mais silencioso de sua classe. Além do emprego militar, o H145M é amplamente usado por forças policiais e de segurança pública em todo o mundo, cumprindo as missões mais exigentes deste setor.

Os atuais operadores do H145M são Hungria, Sérvia, Tailândia e Luxemburgo; Chipre encomendou seis aeronaves, assim como Brunei e o Reino Unido. O Exército dos EUA emprega quase 500 helicópteros da família H145 sob o nome de UH-72 Lakota

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Airbus, Airbus Helicopters, Bélgica, H145M